sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Aveia em flocos benefícios

Aveia é um cereal que possui um alto valor de nutrição, é rica em fibras, vitaminas, ácidos graxos, minerais e proteínas. É considerada um alimento funcional que se consumida diariamente é capaz de prevenir e dependendo até tratar doenças como hipertensão, diabetes, câncer de intestino, colesterol ruim alto e obesidade. A aveia em flocos é rica em beta-glucanas que é um tipo de fibra solúvel que também é encontrada na soja, trazendo maravilhas para a manutenção da nossa saúde. A beta-glucana presente na aveia retarda o esvaziamento gástrico e ainda promove uma saciedade maior, fornecendo assim um melhor funcionamento do intestino. Consumir aveia é ideal para quem precisa fazer dietas.
Aveia em flocos controla a glicemia (que é o açúcar presente no sangue), melhora a circulação sanguínea, inibindo a absorção da gordura no sangue (colesterol ruim). Consumir aveia em flocos todos os dias diminui a formação de placas de gordura nas veias, que são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) reconheceu os benefícios da beta-glucana na absorção de colesterol. Não adianta consumir aveia se a dieta não equilibrada e saudável. O consumo da aveia só traz benefícios se estiver relacionado a uma alimentação saudável e com hábitos alimentares e de vida saudáveis.
A aveia não é só encontrada em flocos finos ou grossos, em farinha e farelo também, porém o farelo é mais rico e nutritivo em beta-glucana do que a aveia em flocos.
O recomendado é consumir diariamente três gramas de beta-glucana de aveia por dia. Três gramas de beta-glucana equivalem a três colheres (40 g) de farelo de aveia, ou então quatro colheres (60 g) de farinha de aveia.
O gosto da aveia não é muito saboroso, porém se você pretende incluir esse cereal na sua alimentação diária, é possível incrementar pães, biscoitos, bolos, mingaus, frutas, iogurtes, sopas, vitaminas entre outros. Consumir aveia significa consumir saúde. Mas não se engane, procure prestar atenção no valor calórico que a aveia proporciona. Consumir a quantidade necessária equivale à energia de dois pães francês, seis colheres de sopa de arroz ou seis bolachas salgadas. Em função disso é preferível fazer substituições, reduzindo os carboidratos ao longo do dia para incluir a aveia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Higiene dos alimentos


A higiene é essencial para prevenir muitas doenças que podem ser transmitidas através dos alimentos. Os alimentos são responsáveis por um dos maiores problemas de saúde pública em quase todos os países. Com exceção da água e o sal todos os alimentos tem prazo de validade e são perecíveis, ou seja, é suscetível a deterioração com mais ou menos rapidez o que pode causar alguma doença.
Os alimentos vendidos na rua geralmente não andam junto com a higiene alimentar, eles
tem mais possibilidade de passarem por alterações biológicas, quando diversos organismos atuam sobre eles. Isto acontece pela falta de controle bromatologicos por parte das autoridades sanitárias. Geralmente nenhum procedimento higiênico é feito pelos vendedores, como lavar as mãos, e por ter seu estabelecimento em área aberta estão mais sujeitos a contaminação por microorganismo, roedores e insetos.
Existem várias classes de microorganismos, as mais comuns são as bactérias, conhecidas com infecções tóxicas, mas não só as bactérias podem produzi-las, também as toxinas que elas liberam. São vários os tipos de microorganismos responsáveis pelas infecções alimentares.
Fungos que às vezes aparecem em cima do pão ou do queijo, em alguns casos os fungos são usados de propósito para causar alguma característica de sabor ou aroma apreciado por gastronômicos, como o queijo gamembert, ou gorgonzola.
A diferença do vírus e as bactérias é que os vírus precisa de uma célula viva para crescer e se multiplicar, assim uma pessoa que ingerir um alimento contaminado, estará dando todas as condições necessárias para que o vírus se desenvolva.
A hepatite A, é uma das doenças mais transmitidas, e algumas doenças gastrointestinais produzidas pelo vírus Norwalk conhecido com rota vírus. Estes vírus são encontrados na matéria fecal das pessoas infectadas, e podem contaminar alimentos seja de forma direta ou indireta.
A contaminação de parasitas se da principalmente pela ingestão de animais parasitados, isto é se a pessoa comer a carne crua ou mal passada contaminada, o parasita pode se desenvolver dentro do homem.
A contaminação não é igual para todos os alimentos, alguns oferecem um meio excelente para a proliferação dos microorganismos. São alimentos mais perigosos ao ponto de vista da higiene alimentar, a carne, o leite, e os queijos frescos.


Dicas de saúde e beleza


A beleza costuma ser fundamental para algumas mulheres. Na maioria das vezes a beleza está ligada diretamente com a saúde, existindo poucas exceções. O corpo sempre vai refletir o que você consome, ou seja, você é aquilo que você come. O bom funcionamento dos órgãos refletirá no exterior, por esse motivo é que a saúde e a beleza andam lado a lado.
A nossa saúde sempre se manifesta através do corpo, através das unhas, da silhueta, da pele e do cabelo que expressam a saúde do corpo. A alimentação equilibrada e balanceada, composta de vitaminas e fibras exerce seus efeitos diretamente nos cabelos e na pele, o mesmo acontece com intestino preso, que se reflete na pele.
A alimentação saudável composta de alimentos saudáveis não faz bem apenas para a pele, mas para todo o organismo, prevenindo doenças e mantendo a saúde de todo o corpo. Para uma pessoa ser bonita e ao mesmo tempo saudável é fundamental e necessário se alimentar corretamente, para que os alimentos saudáveis nos tragam inúmeros benefícios para o organismo.
O organismo humano é constituído por diversos órgãos que possuem funções vitais. Os músculos e os ossos nos permitem a sustentação dos órgãos e a pele protege todo o organismo. Se expondo muito tempo ao sol e a poluição o organismo e a pele enviam sinais através de manchas escurecidas, aparência de pele cansada e ressecada. É através da pele que o organismo se manifesta quando algum órgão interno não anda funcionando direito. Quando o intestino não está em bom funcionamento normalmente, os resíduos e os ácidos tóxicos são expelidos pela pele. A pele responde pelo andamento da sua saúde, além de ser um órgão muito sensível.
A beleza e a saúde são dependentes uma da outra por isso estão ligadas intimamente. A frase ‘’ você é aquilo que você come’’ é a verdadeira realidade.
Uma boa alimentação, exercícios físicos, beber muita água, dormir bem, não se estressar é a melhor maneira de manter a beleza e saúde unidas.
Tome bastante líquido para manter o organismo hidratado, use cremes para hidratar a pele do corpo e do rosto e protetor solar todos os dias.
Não coma frituras, gorduras, muito doce, refrigerantes.
Procure consumir sucos naturais, frutas, água, cereais, verduras e vegetais.
Não fume e não beba, pois o álcool e o cigarro não fazem bem para o organismo e nem para a pele.
Seja saudável e pense sempre positivo!

Queda de cabelo como evitar

Não é legal perder cabelo eu ficar careca. As vezes os cabelos começam a cair sem controle, e é ai que as pessoas começam a se preocupar. Tanto as mulheres quanto os homens perdem cabelo e sofrem constantemente com isso. Homens carecas perdem a auto-estima por causa da perda de cabelo. As vezes algumas doenças genéticas causam a queda de cabelo e acabam ficando careca em uma área localizada.
Cabelos bonitos é questão de bem estar e auto-estima. Quando os cabelos começam a cair constantemente, normalmente as pessoas procuram ajuda.
A maioria das mulheres ficam nervosas quando os cabelos começam a cair e formam aquele ninho no ralo do banheiro durante o banho. Mesmo que a queda de cabelo no banho e na escova seja completamente normal e nada preocupante, as mulheres ficam preocupadas mesmo assim.
As mulheres notam a queda de cabelo na escova, no ralo, no lençol, na roupa e no chão. Os homens descobrem que estão perdendo cabelo quando observam o travesseiro, nos ombros, quando usam roupas de tons mais claros, em outras situações também, porém geralmente são menos notáveis.
Grande massa da população, quando começam a notar a queda de cabelo, buscam tratamentos que façam milagres e que fortaleçam os fios de cabelos.
Provavelmente as pessoas não fazem idéia que as vezes a queda de cabelo está relacionada com a má alimentação e a saúde do organismo da pessoa.
A alimentação é tudo, tanto para nos nutrir, prevenir doenças, quanto para tratar algumas doenças.
Se alimentar de forma correta pode ajudar a frear a queda de cabelo.
Dormir bem, comer alimentos saudáveis para a saúde, uma boa limpeza do couro cabeludo e exercícios físicos são fatores que ajudam a controlar a queda de cabelo exagerada.

Algumas dicas bem simples ajudam a evitar a queda de cabelo e são inacreditáveis.
- Consuma alimentos saudáveis e tenha uma dieta equilibrada. O excesso de vitamina A e E causam queda de cabelo.
- Lave os fios regularmente e sempre com água morna. Use sempre o xampu e o condicionador de acordo com o seu tipo de cabelo.
- Procure não usar tantos produtos químicos como alisamentos e tinturas com tanta frequencia. Permanentes agridem os fios.
- Infecções e febres contribuem para a queda de cabelo.

É normal perder até cem fios de cabelo por dia. Caso a queda de cabelo for muito intensa e persistir por um longo tempo é necessário procurar um especialista em queda de cabelo para ele diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento para a sua queda de cabelo.

Saiba evitar as crises de asma



A asma é inflamação nas vias respiratórias, que provoca certa dificuldade para respirar. Para definir uma forma de vida equilibrada, conheça os fatores que desencadeiam as crises. Escolha uma profissão que não favorece as alergias como padeiro ou carpinteiro. O exercício que você pratica é recomendado porque aumenta as capacidades respiratórias. E você sabe o que fazer durante uma crise de asma? Como a respiração do doente é ofegante, e ele fala com dificuldade então busque o inalador para que possa fazer duas inalações. Coloque o doente semi-sentado, apoiado por almofadas e ao mesmo tempo converse para diminuir a angustia. Se a crise não ceder depois de uma hora, apesar das inalações chame um médico. Os sinais do agravamento devem funcionar como um alerta: cansaço, respiração fraca, desaceleração do pulso no momento da expiração. A asma pode aparecer em qualquer idade, mesmo em famílias que não existiu nenhum caso. Ela causa freqüente irritação, falta de ar, opressão torácica, e tose. Apesar das crises terem um caráter eventual, a inflamação das vias aéreas é crônica. Além de provocar dificuldades para respirar, a inflamação sensibiliza a região que reage a diversos estímulos e fatores que desencadeiam as crises: ácaros, animais domésticos, animais de pelos, baratas, pólen e fungos. As condições climáticas associadas à poluição, cigarros e etc. o diagnostico precoce permite a preservação dos pulmões e levar uma vida normal. A doença é crônica sem cura, sendo possível realizar um tratamento eficaz em longo prazo. Nem todos os que possuem essa doença tomam os mesmos medicamentos, porque depende da gravidade do caso. Para o tratamento das crises é necessário aliviar os sintomas, utilizando broncos dilatadores que relaxam as vias aéreas, mas que não têm efeito sobre a inflação. Geralmente são inalados para agir sobre o aparelho respiratório.

Saiba como agir em caso de enchentes


Diversas cidades brasileiras sofrem todos os anos com o drama de uma enchente, muitas vezes por diversas vezes no ano. São carros boiando, casas alagadas, deslizamentos de terras e com tudo isso vem à tristeza da morte de muitas pessoas. Para quem mora em lugares propícios de enchentes devem estar sempre prestando muita atenção na previsão do tempo e no estado que se encontram as proximidades de sua casa. Quando há enchente através de grandes acúmulos de água ou de passagem, o cuidado deve ser redobrado.
No caso de alagamento em sua residência, você deve levantar os móveis, aparelhos elétricos e desligar a chave geral de energia, assim como produtos de limpeza a alimentos devem ficar bem longe do alcance da água. Nesses casos, o melhor a se fazer, mesmo que seja difícil ter que abandonar suas casas, é procurar lugar seguro e alto. É importante que o lixo não fique espalhado pela casa, ele ajuda a aumentar o nível da água, além de possibilitar diversas doenças. Evite ao máximo transitar ou tentar passar grandes locais alagados, pois em água de enchente não se enxerga onde está pisando. Debaixo da água podem existir armadilhas, bueiros abertos ou buracos, além de diversos objetos que podem ser trazidos até o local podendo causar em você algum ferimento. Outro fator é o vento, pode chegar facilmente a perigosos 80 km/h, o que faz com que você fique extremamente vulnerável a ser arrastado para a correnteza ou então jogado contra objetos podendo provocar diversos ferimentos. Quando estiver na rua, o ideal é que se apóie em muros, paredes ou com a ajuda de uma corda. Outro perigo estando na rua, descoberto, são os raios, deve-se evitar lugares altos, descampados ou encharcados, abrigos isolados como arvores e quiosques e veículos pequenos. Não fique em mãos nenhum tipo de objeto metálico, pontiagudo ou aparelho eletrônico.
Quando estiver de carro, o motorista deve primeiramente diminuir a velocidade, para que em vias de dar de cara com um pequeno córrego ou até um grande rio formado em uma esquina, e então decidir não passar locais em que não se vê a via, pois esse é o recomendado. Se por acaso você se der conta que está em meio a uma rua inundada, mantenha o carro acelerado e não troque em qualquer hipótese de marcha. Caso o veículo afogar, saia e procure um abrigo. O alerta vale para quem estiver no ônibus, os usuários devem sair do veiculo e procurar um local seguro e esperar ajuda. Mesmo que se diga para não entrar em pânico, obviamente é muito difícil, mas é necessário uma certa calma, principalmente para quem já teve essa triste experiência.

Carregando...